All Pigs Must Die

Blog onde os bois são chamados pelos nomes

sábado, junho 18, 2005

Alucinação Colectiva


Notícia d’ A Capital:
"Banhistas, polícia e jovens presos há uma semana em Carcavelos garantem que o «arrastão» do passado 10 de Junho, afinal, nunca existiu. Todos confirmam que existiram assaltos pontuais no areal, apesar de não existir uma única queixa de roubo na PSP, mas as imagens daquele dia, difundidas por todo o mundo como um «arrastão» organizado por 400 pessoas, mostram sobretudo a fuga de centenas de jovens provocada pela chegada da polícia à praia.

Pedro e João, alunos numa das várias escolas secundárias da Amadora, e dois dos jovens detidos naquele dia pela polícia, garantem que tudo não passou de uma enorme confusão. O início do Verão aproximava-se e, como noutros anos, explicam, «milhares de alunos das várias escolas da Linha de Sintra foram passando a palavra dizendo que no feriado iam à praia a Carcavelos».

O ponto de encontro seria, como sempre, a velha bola da Nívea, mesmo no centro da praia. Hora e meia de viagem depois, Pedro e João (nomes fictícios de dois adolescentes de 16 e 17 anos de cor negra e branca, respectivamente, que nos recebem à porta da sua escola secundária) chegaram ao início da tarde à praia, que na zona da bola de Nívea já estava completamente cheia de grupos de jovens, sobretudo de pele negra.

Aqui, a versão da polícia, responsáveis dos bares da praia e restantes banhistas de Carcavelos diverge da dos jovens detidos a 10 de Junho na praia. Pedro e João garantem que tudo começou quando uma roda de jovens, sobretudo negros, se juntou à volta de um grupo com um rádio a dar músicas de hip hop. No meio, outro grupo dançava".

(FONTE: A Capital)


Ah bom! Assim estamos mais descansados! Não se tratou de um arrastão, mas sim de "assaltos pontuais no areal"!
Que alívio! Até porque "assaltos pontuais no areal" não constitui nenhum crime! Agora um arrastão já!
A polícia até exagerou... para que é que foi cortar o trânsito da marginal? Para que é que chamaram o corpo de intervenção? Shotguns e coletes à prova de bala? Para quê? Afinal tratou-se de "assaltos pontuais no areal"...

Reparem nesta frase:
"As imagens daquele dia (...) mostram sobretudo a fuga de centenas de jovens provocada pela chegada da polícia à praia".
Ah Pronto! Assim ainda mais descansado estou! Afinal foi a Polícia que gerou a confusão toda! Coitados dos jovens carenciados de roupa de marca, fios de ouro e ténis da Nike... Pelo que diz a notícia, estava tudo bem e sem problemas! Mas a polícia (esse bando de malfeitores, racistas e xenófobos) chegou e armou confusão!
Contudo, há uma coisa que me intriga... "centenas de jovens" fugiram com a chegada da polícia? Porque terá sido? Não consigo desvendar este enigma! Reparem: a polícia chegou... algumas pessoas ficaram aliviadas, enquanto que outras pessoas (as tais "centenas de jovens") começaram a correr desenfreadamente! Porque terá sido?!
Se apenas 40 ou 50 jovens estavam a cometer "assaltos pontuais no areal", porque será que os que fugiram já foram centenas?!

Outra frase:
"a versão da polícia, responsáveis dos bares da praia e restantes banhistas de Carcavelos diverge da dos jovens detidos a 10 de Junho na praia".
Não me digam!!! Estou espantado!!! A sério que diverge??? Que coisa! Porque é que a polícia, os responsáveis dos bares e os banhistas mentem tanto? É que se a opinião de todos os que lá estiveram diverge da versão dos marginais, alguém está a mentir... eu aposto que a versão verdadeira é a dos marginais!

A mim parece-me mais uma tentativa de branquear a situação (Nota: "branquear" não tem nenhum significado racista).
Aliás, a fotografia em baixo (do post anterior), mostra claramente que não se encontrava um ÚNICO POLÍCIA na praia e a confusão já estava armada… Mas como dizem que a confusão foi gerada com a chegada da polícia, a fotografia deve ter captado mais um momento de alucinação colectiva...

O vídeo da alucinação colectiva está aqui (vídeo da BBC).

-->

<< Home

|

Site Meter

referer referrer referers referrers http_referer